No Pará, IFPA oferta 6 mil vagas em cursos técnicos e de graduação

Até 12 de novembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) está com inscrições abertas para 6.013 vagas do ano letivo de 2022. Não há cobrança de taxa de inscrição e nem provas. São 2.940 vagas em cursos técnicos integrados, 1.485 em cursos técnicos subsequentes e 1.588 em cursos superiores de graduação.

Os cursos serão ofertados em 17 campi: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Avançado Vigia, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Marabá Rural, Óbidos, Paragominas, Parauapebas Santarém e Tucuruí. As inscrição até 12 de novembro devem ser feitas exclusivamente pelo site do processo seletivo. 

Na página, também é possível consultar todas informações referentes à inscrição, seleção, resultado e habilitação de matrícula e alterações no edital. O Processo Seletivo Unificado (PSU) 2022 é composto por três fases. A primeira é classificatória e consiste nas inscrições e classificação dos candidatos.

A segunda fase é eliminatória e consiste na realização de procedimento de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos. Já na terceira fase, é analisada a documentação para habilitação de matrícula dos candidatos aprovados na fase 1 para não autodeclarados pretos ou pardos, e na fase 1 e 2 para autodeclarados pretos ou pardos.

Os cursos técnicos integrados são cursos regulares com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao ensino médio e voltados para estudantes concluintes do ensino fundamental ou ensino equivalente. Para o PSU, a seleção é pelo desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 6°, 7° e 8° anos, nas disciplinas de língua portuguesa ou português, matemática, ciências, história e geografia.

Foto: IFPA