Coluna Visão Econômica #1 – Por João Claudio Arroyo: Tudo o que você queria saber sobre economia mas tinha medo de perguntar…

Foto: Divulgação

João Claudio Tupinambá Arroyo

Em 1969, o médico americano, David Reuben, lançou o Livro “Tudo o que você queria saber sobre SEXO mas tinha medo de perguntar”. Foi um reboliço no início, mas 15 anos depois virou um título “dos mais vendidos” se tornando leitura quase obrigatória de jovens e adultos.

Hoje, olhando os tabus, preconceitos, distorções e desinformações deliberadas que abatem a economia, enquanto ciência e metodologia de compreensão da realidade, provoco propondo um título homônimo.
Uma das contradições mais corriqueiras, é que ao mesmo tempo em que se esforçam para apresentar a economia como uma ciência complexa, quase inalcançável pelos simples mortais, temos vistos comentaristas econômicos sem, necessariamente, serem cientistas ou estudiosos da economia.

Ou seja, ou a mídia não tem colocado comentaristas a altura da temática ou a economia não é tão inalcançável assim. Esta é a convicção que tenho e me anima a atender com entusiasmo o convite do meu amigo Marcelo Marques para partilhar esta coluna semanal.

Me animo porque tenho construído a compreensão de que estamos em um estado, em uma das regiões com maior diversidade de matérias primas e potenciais humanos do planeta, nos colocando imensas oportunidades de geração de riqueza e bem estar material e social.

Me animo em demonstrar estas oportunidades e refletir sobre o que nos impede de realizá-las. Me animo porque vejo a potencialidade estampada em nossos dirigentes, empresários, trabalhadores e pesquisadores. Porém, ao mesmo tempo, precisamos encarar uma realidade, nosso desenvolvimento é tão bom quanto nós mesmos, enquanto Sociedade. Ora, se estamos em Sociedade é porque somos sócios…e o empreendimento, vai bem?

Estudo economia desde meu TCC quando me formei em Geologia e fiz uma monografia sobre a Economia Mineral. Mas passei a estudá-la como objeto diário desde 1999, quando coordenei o Banco do Povo de Belém, a primeira experiência de microcrédito do Norte do país, gestão premiada pelo BNDES em 2000, no primeiro mandato de Edmilson Rodrigues como prefeito da capital paraense. Estudos que aprofundei, como gestor da SUDAM até 2006, trabalhando desta vez com a economia de escala e, no mesmo ano defendi a minha dissertação de mestrado em economia na Unama. Estou fazendo doutorado em Desenvolvimento Urbano e continuo estudando e militando na economia a partir da Economia Solidária.

Não perca na próxima semana, vamos desmistificar o PIB, você sabe mesmo o que é e o que significa?