Uma nova ferramenta no combate aos crimes contra crianças e adolescentes, está em fase de testes, no município de Barcarena. O ambiente virtual Protege, é um projeto do Ministério Público em parceria com a prefeitura de Barcarena e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Em fase de testes, o portal foi apresentado pelo Promotor Márcio Maués, durante reunião com o prefeito Renato Ogawa, no Espaço de Inovação. A iniciativa pioneira, vai contribuir com a Rede Municipal de Atendimento à Criança e ao Adolescente, facilitando as denúncias e o acompanhamento dos casos, por todos os órgãos envolvidos.
Essas denúncias poderão ser feitas via aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, com possibilidade de anexar mídias, gravar áudios e inserir a localização de onde ocorreram os fatos. “Nesse portal, denunciantes e as próprias vítimas terão um ambiente seguro e acolhedor para pedir ajuda ou compartilhar com a rede de proteção quando sentirem-se violadas ou sob qualquer forma de perigo”, explicou o Promotor Márcio.