Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará
Uma semana após ser entregue à população pelo Governo do Pará, a ponte “Gerson Peres”, sobre o rio Meruú, no município de Igarapé-Miri, já mudou a realidade econômica do Estado. A nova via facilita o escoamento de produção e a mobilidade urbana, integrando 12 municípios: Igarapé-Miri, Mocajuba, Barcarena, Abaetetuba, Cametá, Baião, Moju, Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Izabel.
“A entrega da ponte Gerson Peres, rio Meruú, com certeza, mudou totalmente a realidade do modal rodoviário na região do Baixo Tocantins. É agilidade e economia para quem transporta a produção e maior segurança para quem vive em toda aquela região”, disse o secretário da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira.
Ele destacou, ainda, “que a obra faz parte de um grande projeto de integração regional no qual o governo Helder Barbalho também está construindo outras cinco grandes pontes. São elas: ponte sobre o rio Alto Capim (PA-256), ponte sobre o rio Alto Acará (PA-256), ponte sobre o rio Fresco (PA-279) e, ainda, as pontes sobre o rio Curuá-Una (PA-370) e a sobre o rio Tutuí na Transuruará. Há ainda a sexta ponte, em Outeiro (distrito de Belém), que deve ter obra iniciada ainda este semestre. O distrito ficará com duas pontes. Todas estas obras, depois de construídas formarão corredores logísticos da produção, mudando de maneira histórica o modal rodoviário em todas essas regiões”, disse Adler Silveira.
MELHOR LOGÍSTICA
Se antes os motoristas aguardavam até uma hora para atravessar o rio, hoje o percurso de uma margem a outra é feito em 38 segundos pelos veículos. O ganho é para a logística, produção, economia dos municípios, bem como, para toda população do Baixo Tocantins. De acordo com o último censo do IBGE, cerca de 740 mil habitantes residem na região e, portanto, foram beneficiados pela nova via.
Para o pedreiro José Rubens de Souza, de 47 anos, a nova ponte representa economia de tempo, dinheiro e qualidade de vida. “Com a ponte melhorou muito. Às vezes, eu ficava uma, até duas horas para atravessar, à noite principalmente, mas agora está tranquilo, eu atravesso a ponte imediatamente e o dia rende mais”, disse ele, que voltava de motocicleta de um trabalho em Igarapé-Miri, nesta sexta-feira (4).
A ponte sobre o rio Meruú também representa geração de oportunidades de trabalho ao longo da via. O vendedor Igor Correia da Conceição, de 45 anos, trabalha comercializando água às margens da PA-151 e comemora o aumento das vendas.
“Parabéns para o governador Helder, é uma porta que se abre para milhares de pessoas, não só para mim como para Igarapé-Miri, Cametá , Mocajuba, e também facilita a vida das pessoas que vem visitar a nossa região. Também tenho certeza que o governador vai ajudar os vendedores da região”, disse Igor da Conceição.
Maior produtor de açaí do Brasil, o município de Igarapé-Miri foi um dos maiores beneficiados pela ponte, já que a economia local gira em torno da produção, beneficiamento e exportação do fruto.
Infraestrutura – Entregue em 24 de fevereiro passado, a ponte tem 560 metros de extensão e ganhou o nome de Gerson Peres em homenagem ao ex-deputado federal paraense falecido em 2020. Localizada no quilômetro 100 da PA-151, ela possui 15 pilares para apoio e sustentação do tabuleiro.
Para garantir a segurança, a ponte foi construída com dolfins de proteção dos seus pilares a fim de evitar choque de embarcações. Os dois vãos centrais para navegação da ponte Gerson Peres podem receber embarcações de até oito metros de altura e até 30 metros de largura, facilitando a navegação no rio Meruú.
A rodovia PA-151 tem 255,7 quilômetros de extensão e é o acesso aos municípios de Barcarena, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Cametá, Mocajuba, Baião e Moju, foi construída há mais de 20 anos. A PA-151 pode ser acessada por meio das PA’s 481, 483, 403, 252, 407, 467, 469, 256, 471 e 258 e ainda pela Alça Viária.