Obras emergenciais na Codem incluem rampa e banheiros para acessibilidade de pessoas especiais

O mês de abril é dedicado a uma causa muito especial e nobre: a conscientização sobre o Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista). A ONU (Organização das Nações Unidas), em 2008, estabeleceu o dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day), a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema, combater o preconceito e a desinformação em torno da condição. A data também permite e busca a conscientização para a forma como o cidadão portador de TEA deve ser tratado, com respeito, alteridade e do seu valor na sociedade.

Para marcar o mês, nesta sexta-feira, 1º de Abril, a diretoria executiva da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), através do diretor-presidente da Companhia, engenheiro agrônomo, Lélio Costa apresentou o projeto para obras emergenciais no “Solar Barão do Guamá”, sede da Codem, que inclui a construção de uma rampa e banheiros adaptados para acessibilidades de pessoas portadoras de necessidades especiais, incluindo as que possuem transtornos do espectro autista.

“É uma data histórica, um passo muito importante para a Codem e para o Governo da Nossa Gente, pois, é uma obra de interesse humano, que já foi aprovada pelos órgãos competentes, vai começar em poucas semanas e vai possibilitar a acessibilidade de muitas pessoas com diversas limitações, como as de transtorno do espectro autista popularmente conhecido como autismo que é um distúrbio do neurodesenvolvimento da pessoa, que pode detectado nos primeiros anos da infância, persiste na adolescência e na vida adulta, embora seus sintomas possam reduzir de modo considerável com tratamento dedicado”, disse.

“Eu falo isso, com a sensibilidade de um pai que tem uma filha com TEA e quero dividir com vocês a emoção em dizer o quanto sou feliz em poder ser uma pessoa melhor, a partir dessa convivência diária e agora, na condição de gestor público, poder ajudar as pessoas que nos procuram na Unidade de Atendimento ao Cliente, todos os dias, na Codem”, declarou Lélio Costa.

Em Belém, segundo o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança da Universidade Federal do Pará (UFPA), referência no acompanhamento clínico de pessoas que apresentam Transtorno do Espectro Autista, em 2021, antes do agravamento da pandemia da Covid-19, a triagem semanal para o TEA era de 5 a 6 crianças, sendo 24 novos casos por mês, com uma média anual em torno de 250 atendimentos realizados.

Histórico: Houve ao longo dos anos, um aumento considerável no número de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma em cada 160 crianças são diagnosticadas com TEA. O aumento do número de casos pode ser explicado pelo aprimoramento do diagnóstico.

Foto: divulgação