Estudo revela que o estresse crônico é mais comum entre usuários de vape

Os usuários jovens de cigarros eletrônicos (vapes) –têm duas vezes mais probabilidade de relatar estresse crônico quando comparados às demais pessoas da mesma faixa etária, segundo pesquisadores do Hospital para Crianças Doentes (SickKids) de Toronto, no Canadá. A descoberta foi apresentada pela pesquisadora Teresa To, no Congresso Internacional da Sociedade Respiratória Europeia.

O evento ocorreu em Milão, na Itália, entre os dias 9 e 13 de setembro. Um estudo anterior, também feito pela cientista, já trazia evidências de que o uso do vape aumenta a predisposição do usuário a sofrer ataques de asma.

“Pesquisas estão começando a mostrar que usar vapes afeta a saúde física e mental dos jovens. Neste novo estudo, focamos na relação entre o uso de vapes, saúde mental e qualidade de vida dos jovens”, explicou a autora, em comunicado à imprensa. No novo estudo, os pesquisadores avaliaram os dados de 905 jovens, com idades entre 15 e 30 anos, residentes do Canadá.

Desses, 115 (12,7%) afirmaram usar ou já ter usado cigarros eletrônicos em algum momento da vida. A pesquisa também levou em consideração fatores conhecidos pela relação com o estresse, como consumo de bebidas alcoólicas, renda insuficiente e problemas de saúde, como asma e diabetes.

Embora os usuários de vape praticassem mais exercício físico, eles apresentavam mais queixas relacionadas a estresse crônico, um problema que pode levar a distúrbios como ansiedade e depressão. “Não sabemos por que os jovens que usam cigarros eletrônicos tendem a ser mais ativos fisicamente, mas pode ser que estejam tentando controlar o peso com exercícios e acreditem que a vaporização pode ajudar”, considera.

Foto: divulgação