A corda do Círio de Nazaré 2023, produzida no Pará, será entregue no próximo dia 13. A cerimônia de entrega vai ocorrer a partir das 8 horas, em Castanhal, com a presença de diversas autoridades.
Em seguida, a corda será conduzida até Belém, onde permanecerá guardada na Estação Luciano Brambilla até o dia da vistoria pela DFN, 23 de setembro. A corda está prevista para chegar em Belém às 11 horas.
Em abril deste ano, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) anunciou que a produção da corda do Círio, um dos maiores ícones da festividade, seria feita integralmente no Pará, pela primeira vez, para ser usada nas duas maiores e mais tradicionais procissões, o Círio e a Trasladação.
A corda foi doada pela empresa Castanhal Companhia Têxtil (CTC) à DFN, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME). A partir de então, um protótipo de 50m foi produzido pela empresa CTC e entregue à Universidade Federal do Pará (UFPA), que realizou vários testes que comprovaram a eficiência do material.
Após a entrega dos laudos, foi iniciada a produção da corda utilizada nas procissões, que tem 800 metros de comprimento com partes de 400 metros, para cada romaria, tendo 50 milímetros de diâmetro. Ela já vem adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as romarias.
Foto: Agência Pará