Túnel imerso Santos-Guarujá fará travessia de 90 segundos

Um convênio foi assinado para a construção do Túnel Santos-Guarujá, em São Paulo.  O previsto é que a obra fique pronta até 2028. A expectativa é de que o túnel beneficie mais de 5 milhões de pessoas que circulam pelo litoral paulista. O número inclui os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista.

Também os mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam o Guarujá e o litoral norte de São Paulo. Segundo o governo, a obra também vai dar mais segurança às embarcações que escalam o porto santista para realizar operações.

A obra pública será construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) em que Estado e União investirão R$ 2,7 bilhões cada — com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O parceiro privado irá investir ainda cerca de R$ 600 milhões, num total aproximado de R$ 6 bilhões. De acordo com o governo federal, será o primeiro túnel imerso da América Latina.

A obra terá 860 metros entre as margens (incluindo embocaduras) e ficará sob o fundo do canal a uma profundidade de 21 metros. O projeto prevê que o túnel seja uma ligação seca entre Santos e Guarujá, permitindo o deslocamento de pedestres, bicicletas e veículos.

A travessia de cerca de 860 metros poderá ser feita em 1 minuto e meio de carro — hoje em dia, dependendo da fila da balsa ou do trânsito na Rodovia Piaçaguera-Guarujá, o trajeto pode chegar a uma hora.

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