O Ministério da Saúde instalou um Centro de Operações de Emergência – COE Dengue, para ampliar e agilizar a organização de estratégias de vigilância, frente ao aumento de casos de dengue no Brasil. O anúncio foi feito pela ministra Nísia Trindade durante a abertura da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília (DF), reforçando que a atuação será coordenada com Estados e municípios.
A medida permite uma análise minuciosa, porém ágil, dos dados e das informações para subsidiar a tomada de decisão e definição de ações adequadas e oportunas para o enfrentamento dos casos. No Pará, neste ano, foram registrados 812 casos prováveis de dengue.
Com o acionamento do COE, o Ministério da Saúde vai ampliar o monitoramento da situação, com ênfase em dengue, para orientar a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e de controle de vetores.
O planejamento das ações e a resposta coordenada serão feitos em conjunto com Estados e municípios e de forma interministerial.
Foto: JADER PAES / AG. PARÁ