Seap reúne com Depen para discutir novos investimentos no sistema prisional paraense

Nesta quarta-feira (14), o titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Jarbas Vasconcelos, e diretores da Secretaria, se reuniram em Brasília com os diretores do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para tratar sobre investimentos no sistema prisional. As pastas debateram uma ação conjunta e articulada de combate à criminalidade organizada.

Com o objetivo de identificar e analisar as políticas vigentes para a utilização de futuros recursos federais, a Seap pautou assuntos de fundamental importância para os custodiados e para o Estado do Pará. Foi discutida a segurança pública de forma geral e quais medidas o Depen pode adotar para auxiliar a Seap. 

Sendo um assunto urgente, os representantes também debateram os atentados que estão ocorrendo contra a vida de policiais penais e as possíveis formas de neutralizar os ataques, sendo colhidas informações para apuração dos fatos, além das ferramentas que podem ser utilizadas para o enfrentamento da criminalidade. 

No ato, se fizeram presentes os representantes do Depen, por meio da Diretora Geral do Departamento Penitenciário Nacional, Dra. Tânia Fogaça; o Diretor de Inteligência Penitenciária Fedral, Josélio Azevedo; Diretor de Políticas Penitenciárias, Dr. Sandro Abel; e José Renato Vaz, diretor do Sistema Penitenciário Federal. Acompanhando o secretário Jarbas Vasconcelos, esteve presente a diretora de Licitação, Contratos e Convênios (DLCC) da Seap, Larissa Beltrão; o diretor de Segurança Institucional, delegado Samuelson Igaki; e o o diretor de Administração Penitenciaria (DAP) do Estado do Pará Ringo Alex Frias.

Na oportunidade, as autoridades explanaram assuntos que envolvem investimentos do sistema prisional em todas as áreas: saúde, trabalho, educação, obras, entre outras extensões. O secretário de Estado de Administração Penitenciaria, Dr. Jarbas Vasconcelos, comentou a respeito da importância da viagem até Brasília para se reunir com o Depen. “Esse encontro é extremamente importante porque gera uma proximidade com a SEAP, uma vez que a política que é implementada pelo Depen vai até a secretaria, dando-nos suporte e contribuindo também para que os recursos que recebemos via convênios sejam executados da melhor forma possível para as atividades que se destinam”.

Por fim, o secretário comemorou o sucesso da reunião. “As reuniões foram muito boas e as expectativas são as melhores possíveis para as novas iniciativas que ampliam as políticas públicas do sistema”, concluiu.

Por Agência Pará

Foto: NCS / Seap