Deve ser entregue no final de setembro a Usina da Paz em Parauapebas

Está prevista para o final do próximo mês de setembro a entrega da Usina da Paz (UsiPaz) no município de Parauapebas, no Sudeste do Estado. A obra, que vai entrar na reta final de construção, terá capacidade para atender diariamente até 600 pessoas. A Usina vai abrigar as ações e serviços do programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz).

Em agenda no município nesta quarta-feira (14), o governador Helder Barbalho visitou as obras do complexo. “Esse exemplo vai ser para o Brasil. As UsiPaz garantirão um estado presente para a transformação social. Não se faz segurança pública sem a polícia mas, não se pode fazer só com ela se não tiver mudança social”, destacou Helder Barbalho durante a agenda. Outras UsiPaz estão em construção também em Belém, Ananindeua, Marituba e Canaã dos Carajás, em parceria com as mineradoras Vale e Hydro.

Coordenadas pela Secretaria Estratégica de Articulação e Cidadania (Seac), as Usinas da Paz serão grandes complexos públicos com a finalidade de garantir a permanência do Estado nos territórios, enfatizando a prevenção à violência, a inclusão social e o fortalecimento comunitário, com três eixos fundamentais: assistência, esporte/lazer e cultura.

Múltiplos serviços – As Usinas da Paz terão estrutura para diversos serviços, como complexos esportivos, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital, atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.

Por Agência Pará

Foto: Alex Ribeiro – Ag. Pará