Seap: ação de limpeza, higienização e desinfecção é realizada em todas as 51 unidades penais do Pará

Para intensificar o combate ao coronavírus no sistema penitenciário, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) promove mutirão de limpeza, higienização e desinfecção em todas as 51 unidades penais do Pará, mobilizando servidores, policiais penais e custodiados, para atuarem de forma coletiva e integrada. A ação, que iniciou na quarta-feira (26), continuará durante a semana, com o objetivo de reforçar os cuidados e as medidas preventivas de contágio, praticados há dois anos, com a execução do Plano de Contingenciamento em Combate à Covid-19.

“É uma ação de reforço, tendo em vista o aumento dos casos de gripe e de Covid-19. No entanto, essa ação já é realizada diariamente em todas as unidades do estado desde 2020, quando a Secretaria instituiu o nosso Plano de Contingenciamento em Combate à Covid-19. E, os principais protocolos desse plano de contingenciamento são a higienização, a lavagem, a limpeza, e a desinfecção diária nas unidades” relata o coordenador João Barbosa, da Diretoria de Administração Penitenciária da Seap (DAP).

A Seap tem atuado firmemente na manutenção e cumprimento de todos os protocolos de saúde relacionados à Covid-19, com o intuito de proteger a saúde de servidores e custodiados, e os resultados desse trabalho são perceptíveis. Atualmente, não há registro de óbito causado por contaminação pelo coronavírus nas unidades penais do estado do Pará. “Por conta desses protocolos, realizados diariamente nas celas, nos blocos carcerários, principalmente nas unidades, é que nos tornamos o único estado onde nenhum preso faleceu em decorrência da Covid-19” finaliza João Barbosa.

No Complexo Penitenciário de Santa Izabel, o mutirão foi realizado por uma equipe de 32 custodiados da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, que levou um caminhão de sua frota para auxiliar na lavagem das principais ruas de acesso do complexo. A ação foi coordenada pela Diretoria de Administração Penitenciária (DAP) e Diretoria de Reinserção Social (DRS).

Foram realizadas a limpeza e a desinfecção de áreas comuns, do pórtico de entrada, dos alojamentos e espaços de refeição do Centro de Treinamentos de Instruções Especializadas (Ciesp), além das celas e espaços administrativos do Centro de Triagem Metropolitano III (CTM III), Centro de Recuperação Penitenciário do Pará V (CRPP V), e do Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRCAN).

Por Seap

Foto: Seap