Diante do cenário da pandemia, todos os municípios estão focados nos esforços para a vacinação contra a Covid-19. São milhares de experiências que retratam a capacidade, a diversidade e a potência do SUS.
Com o objetivo de dar visibilidade para as boas práticas, o Conasems promove diversas ações como a Mostra Brasil, aqui tem SUS, que acontece há 16 anos, e a campanha #oSUSquefazemos, que já soma mais de mil postagens no Instagram, sempre com o objetivo de valorizar o trabalho dos profissionais de saúde e da gestão municipal.
Para somar a essas ações, o Conasems lança hoje uma série de reportagens especiais sobre experiências exitosas no enfrentamento à Covid-19, que destacam o trabalho das equipes em organizar os serviços e promover a vacinação. A primeira reportagem desta série traz a experiência de Santarém-PA, que realiza o ” drive fluvial ” como uma das estratégias de vacinação da população ribeirinha.
A vacinação da população ribeirinha no município de Santarém-PA conta com um “drive thru” diferente, o “drive fluvial”, uma espécie de posto de vacinação no meio do rio, para onde os moradores se dirigem para receber a vacina contra a Covid-19 em suas rabetas, que são pequenos barcos motorizados muito utilizados nas áreas ribeirinhas da Região Norte.
Os povos ribeirinhos que vivem às margens do rio Arapiuns situam-se entre os mais afastados da sede de Santarém, município localizado na região oeste do Pará. Para alcançar as comunidades isoladas é necessário fazer uma travessia de barco que dura 20 horas até alcançar a cachoeira do Aruã, que interrompe o curso do rio. Depois é preciso subir a cachoeira a pé e pegar outra embarcação por mais sete horas até chegar à última localidade.
Santarém é a terceira cidade mais populosa do Pará, com 306.480 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município tem na sua zona rural duas regiões bem distintas denominadas área de planalto, cuja locomoção é permitida por via terrestre, e área de rios.
Foto: divulgação