Na quarta-feira passada (5), militares da Marinha do Brasil (MB) interceptaram um barco que transportava ilegalmente 15 toneladas de pescado no litoral do Pará. Os tripulantes do “Camex I” não exibiram certificado de registro no Registro Geral da Atividade Pesqueira, um documento emitido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.
O Navio Patrulha (NPa) “Bocaina” da Marinha do Brasil interceptou o pesqueiro na Baía do Marajó, aproximadamente 83 milhas náuticas (154 quilômetros) de distância de Belém (PA). Além disso, na ocasião da abordagem, não havia nenhum motorista habilitado e quatro dos sete tripulantes não possuíam documentos pessoais.
O navio e seus tripulantes foram levados para Belém, sob a proteção do NPa “Bocaina”, até a Base Naval de Val de Cães. Os funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) monitoraram a chegada do navio para verificar a carga.
A responsabilidade pela carga de pescado será do Ibama. O barco confiscado permanecerá sob a guarda da Marinha até que a situação seja esclarecida e regularizada.
Foto: divulgação