Protocolos para retomada de eventos em Belém são discutidos em reunião

Os protocolos para retomada dos eventos artísticos e de grande porte em Belém foram alinhados em reunião ocorrida nesta sexta-feira, 15, na Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Representantes do setor de entretenimento e da pasta definiram uma série de medidas para que shows e festas possam ocorrer em Belém, de forma segura e sem risco de transmissão do coronavírus. Os espaços estão autorizados a funcionar, desde que levem em consideração as medidas sanitárias recomendadas pelo município.

Um plano com as medidas será encaminhado pelos empresários à Sesma, para avaliação interna e, também, com as forças de segurança do Estado e do município e junto ao Ministério Público, como vem sendo feito no caso dos jogos do Campeonato Paraense de Futebol.

As recomendações da Sesma para a retomada de eventos em Belém foram divulgadas em 2 de setembro, na Nota Informativa n°48, que leva em consideração o bandeiramento verde para a Região Metropolitana I, onde a capital está inserida, e a alteração dos parâmetros para a liberação de eventos conforme o Decreto n° 800, do Governo do Estado.

Casas de shows e eventos de grande porte podem funcionar, observando-se a lotação de 20% de público referente à capacidade total do local, incluindo convidados, organização, imprensa e colaboradores. A lotação total deverá estar limitada a até 300 pessoas. A mesma orientação vale para eventos em estádios, ginásios, templos, igrejas ou locais com capacidade de público superior a 1,5 mil pessoas.

Os empresários também deverão exigir do espectador a apresentação da carteira de vacinação com o esquema vacinal completo, isto é, com as duas doses da vacina contra a covid-19. Outra medida é a elaboração de um plano de fluxo de entrada, permanência e saída dos convidados, garantindo o cumprimento das regras de distanciamento social e de saúde pública.

As medidas de segurança contra a covid-19 também deverão ser observadas. É preciso obedecer o distanciamento social de 1,5 metro, manter o uso obrigatório de máscara durante todo o período do evento e fornecer material necessário para a intensificação das medidas de higienização dos locais de uso comum, como álcool em gel e álcool 70% aos convidados.

Nos acessos principais do local do evento, devem ser montadas estruturas temporárias para controle de acesso com objetivo de aferir a temperatura corporal de todos os convidados que adentrarem, principalmente no caso de eventos de grande porte. A Sesma orienta, ainda, que todos os colaboradores usem Equipamento de Proteção Individual (EPI) para orientações de fluxo, durante todo o período de atividade, e que não seja permitido o uso de equipamentos de uso coletivo, como bebedouros com acionamento manual.

Por Agência Belém

Foto: Ascom/Sesma