A prefeitura de Barcarena, por meio da empresa concessionária do serviço público de água e esgoto, a Águas de São Francisco, iniciou a expansão da rede para aumentar a área de abrangência de tratamento de esgoto e proporcionar aos moradores maior acesso ao saneamento básico. A Estação de Tratamento de Esgoto Pioneiros será a terceira ETE a ser instalada no município, que vai aumentar o número de usuários atendidos pelo serviço. Nesta sexta-feira (1º), o reator responsável pelo funcionamento da estrutura da estação chegou a Barcarena.
Segundo a Águas de São Francisco, quando estiver em funcionamento, a ETE Pioneiro será responsável pelo tratamento de aproximadamente 54.000 mil litros de esgoto por hora, com uma expectativa de atender 12.000 pessoas, em especial na região dos bairros Pioneiro e Laranjal. Com a conclusão do projeto, a ETE Pioneiro integrará as demais estações de tratamento de esgoto, sendo a ETE Cabanos I e a ETE Cabanos II. Juntas, e em funcionamento regular, elas serão responsáveis por beneficiar na coleta e tratamento de esgoto, aproximadamente, 25.000 moradores.
Nos termos do que dispõe o contrato de concessão vigente, a concessionária deve gradualmente cumprir as metas de universalização no atendimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto na zona urbana do município, as quais seguem sendo cumpridas e fiscalizadas pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Barcarena – ARSEP.
Por prefeitura de Barcarena
Foto: prefeitura de Barcarena