O outono na capital paraense ganha os tons de “As Quatro Estações”. O concerto com a obra de Vivaldi vai ser apresentado por A Trupe Barroca, uma das mais importantes orquestras de música antiga do Brasil, no próximo dia 2 de junho, a partir das 20 horas, com entradas gratuitas. O palco será a Catedral Metropolitana de Belém, destino final do projeto turnê que já passou pelo Sudeste e pelo Nordeste do país.
Além do concerto, os músicos farão um ensaio aberto para estudantes de escolas públicas e master classes para alunos de instrumentos de cordas.A Trupe Barroca destacará no espetáculo toda a grandiosidade e autenticidade do som de instrumentos datados do século XVII e XVIII e de cópias perfeitas dessas peças.
“As Quatro Estações” tem a regência do maestro Sérgio Dias e participação especial do violinista francês Xavier Julien-Laferriere, um dos mais conceituados intérpretes da música barroca na atualidade. Formado pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, o instrumentista já se apresentou em diversos países da Europa, Ásia e América do Sul, como solista ou integrante de renomados conjuntos de música antiga.
Ele é o diretor artístico do festival de Bordeaux: Festes Baroques en Terre des Graves e do grupo Sauternais, ambos dedicados à música antiga. A turnê é uma realização da Associação Cultural Ricardina Stamato (ACRIS), instituição com mais de 40 anos de trabalhos voltados à divulgação e valorização da cultura, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e o patrocínio do Instituto Cultural Vale.
O projeto leva ao público, entre outras obras, a beleza e a expressividade da famosa composição de Antonio Vivaldi, inspirada nas mudanças climáticas e nos fenômenos da natureza ao longo do ano. Belém é o terceiro e último ponto de parada do tour, que começou por Vitória (ES), em 26 de maio, e desembarcou em São Luís (MA), no dia 31.
O espaço escolhido para a receber o espetáculo no Pará alinha-se ao propósito do projeto de incentivar o resgate histórico-cultural. A Catedral Metropolitana de Belém é uma edificação que ostenta a estética barroca na fachada e o estilo neoclássico em seu interior. Concluída em 1774, é o ponto de partida do Círio de Nazaré, a maior manifestação católica do Brasil.
SERVIÇO
Concerto “As Quatro Estações” – Por A Trupe Barroca
Estreia: no próximo dia 2 de junho, às 20 horas, na Catedral da Sé, Belém (PA).
Regência: maestro Sérgio Dias
Participação especial: Xavier Julien-Laferriere (violinista francês)
Ingressos: Não há retirada de ingressos, o acesso é livre.
Por Ascom
Foto: Ascom