“Me chamou de vagabunda e prostituta”, relembra Dilma sobre misoginia do MBL

As declarações do deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, que foi flagrado em um áudio vazado, no qual ofende as mulheres ucranianas com frases machistas e misóginas, foram comentadas pela ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), que lamentou os comentários. A petista relembrou que já foi vítima desse discurso por parte dos integrantes do MBL, quando era presidenta.

“As frases que o MBL usou para me qualificar naquele momento foram ‘burra’, ‘vagabunda’, ‘prostituta’, ‘vai para casa’, ‘vai para o tanque’, algo assim. E pairou um silêncio generalizado. Naquele momento, o MBL foi ultra valorizado”, destacou Dilma. Ao participar de evento do PT sobre o Dia Internacional das Mulheres, nesta terça-feira (8), ela classificou as afirmações de Do Val.

“Nós vimos o deputado Arthur Mamãe Falei ter talvez a manifestação mais deplorável de ódio, de violência e de desrespeito à mulher, ao falar das mulheres ucranianas pobres. É desqualificado, nefasto”, disse. “Ele mostra tudo o que há de mais corrupto, no sentido amplo da palavra, no patriarcalismo misturado com escravidão e neoliberalismo e, no caso dele, neofascismo também”, prosseguiu a ex-presidenta.

“A imprensa não adota sempre padrões de tratamento adequado às mulheres, só quando lhe interessa”. Dilma lembrou, ainda, que, apesar dos insultos que recebia de integrantes do MBL na época do golpe, a imprensa tradicional não denunciava, porque era contra seu governo. 

Foto: Marcello  Casal  Jr/Arquivo  Agência  Brasil