Mais 500 cilindros de oxigênio para a Calha Norte e Tapajós são garantidos pelo governo

Foto: Marco Santos/Agência Pará

Até a próxima sexta-feira (29), o governo do Pará receberá 500 cilindros de oxigênio adquiridos da empresa Oeste Gás, que representa a multinacional de produção de fabricação de gases industriais e medicinais White Martins. O primeiro carregamento desembarcou às 3h desta terça-feira (26), no Aeroporto de Santarém, e o restante até o fim da semana.

Todos serão encaminhados aos municípios das regiões de Integração Baixo Amazonas e Tapajós, que enfrentam dificuldades para garantir oxigênio aos pacientes de Covid-19 e em outras condições hospitalares. O governador Helder Barbalho (MDB) vai acompanhar o envio dos cilindros.

“Estarei nesta terça-feira no oeste do Pará, onde faremos a distribuição das unidades de oxigênio para municípios da Calha Norte”, anunciou Helder. “Além disso, estarei vistoriando a instalação do Hospital de Campanha no município de Santarém, para atender a região, e debatendo a consolidação de um laboratório voltado às pesquisas necessárias de identificação viral, em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA)”, anunciou.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde Pública, Sipriano Ferraz, a encomenda irá suprir a necessidade de cilindros necessários para o armazenamento do insumo, tão primordial na rede hospitalar. Ele explicou que o Pará é autossuficiente na produção de oxigênio, mas possui poucos tambores para conservação do gás. “Com essa entrega, cilindros não serão mais problema. Enquanto uns estão em utilização, outros seguem para serem reabastecidos, e assim por diante”, informou.

Os cilindros já poderão ser utilizados logo após a entrega aos hospitais. Na última terça-feira (19), o governo encaminhou caminhões contendo 159 cilindros de oxigênio para Santarém. De lá, eles foram distribuídos para os municípios de Oriximiná (79), Terra Santa (30), Faro (20) e Juruti (30), em caráter preventivo.