IBGE aponta que a taxa de desemprego subiu 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou nesta quinta-feira, 28, que a taxa média de desemprego no Brasil subiu a 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Eles ficaram em linha com as expectativas do mercado, segundo levantamento da Reuters, que também esperava um crescimento de 7,8%. Na comparação com o trimestre móvel anterior, encerrado em novembro de 2023, o número de desocupados cresceu 0,3 ponto percentual.

Apesar dessa alta, a taxa ainda está abaixo da que foi registrada no mesmo período do ano passado, que estava em 8,6%. O número de pessoas que estão em busca de um trabalho chegou a 8,5 milhões, um crescimento de 4,1% na comparação trimestral.

Mesmo assim, a quantidade de desocupados ficou 7,5% abaixo do que o registrado no mesmo período de 2023. O aumento na taxa de desocupação foi puxado, principalmente, pelo crescimento da procura por trabalho.

Isso porque o número de brasileiros que estavam trabalhando se manteve nos 100,2 milhões. Entre os grupos, o número de pessoas ocupadas no setor agropecuário registrou queda de 5,6% no trimestre. Por outro lado, o setor industrial teve aumento de 3,1% no trimestre.

Foto:  Marcelo Camargo/Agência Brasil