Em Santarém, Hospital Materno Infantil deve ficar pronto em março de 2022

Devem ser concluídas até março de 2022, as obras do Hospital Materno Infantil de Santarém, no oeste do Pará. A afirmação foi feita na tarde da quinta-feira (30), pelo secretário Adjunto de Saúde Estadual, Sipriano Ferraz Júnior, que visitou a unidade acompanhado do prefeito Nélio Aguiar. Ele também informou que o materno infantil deve começar a funcionar no mês de abril, após a inauguração. Os serviços estão sendo executados pela Prefeitura desde 2011. 

Na atual fase do cronograma da obra, 70% dos trabalhos já foram concluídos.  Incialmente, o hospital recebeu recursos federais, mas o convênio do município com o Ministério da Saúde não foi renovado e as obras se arrastaram por longos 9 anos. Somente em 2020, o governador Helder Barbalho, liberou R$ 20 milhões para a retomada das obras. Sipriano informou ainda que a gestão do hospital será do governo do Estado, que já licitando os equipamentos necessários para o funcionamento do hospital a partir do mês de abril de 2022. 

O Hospital Materno Infantil foi construído em uma área de 7.400 m² e vai atender mães da toda a região oeste do Pará, ofertando 128 leitos. “Até o final de março, o hospital estará 100% pronto. Nós já conversamos com o prefeito e já estamos licitando todos os equipamentos que serão necessário para que este hospital funcione a partir do mês de abril, ofertando saúde e qualidade tanto para mães quanto para as crianças aqui da região”, disse.

“Isso faz parte do Pacto pela redução da mortalidade materna e nós enquanto governo do estado, estamos trabalhando incansavelmente para reduzir este grande mal que assola as nossas mães e os nossos recém-nascidos no nosso estado”, pontuou o secretário adjunto de Saúde. De acordo com ele, o Estado também já iniciou as tratativas com empresas e organizações sociais que irão gerir administrar o hospital.

“Além dos equipamentos que já estamos licitando, estamos tratando das empresas e organizações sociais que irão tocar o hospital. A obra está 70% pronta. A gente pretende que esse hospital seja um grande divisor de águas aqui na região”, disse. O secretário adjunto disse ainda que a Sespa solicitou da empresa que reforce o número de profissionais trabalhando na obra para que o cronograma seja cumprindo a entrega do hospital ocorra conforme o esperado, ou seja, no início de março.

Foto: Ascom / Seplad