A operação ‘Caminhos Seguros’ do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e demais órgãos, resultou em apreensões, abordagens e prisões. Foi realizada nas 15 regiões integradas de segurança pública do Pará. O foco do Ministério da Justiça foram crimes praticados contra crianças e adolescentes nos 26 Estados e no Distrito Federal.
No Pará, de 2 a 18 de maio, foram fiscalizados de forma ostensiva e preventiva 286 pontos de vulnerabilidade em rodovias federais, estaduais e centros urbanos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuou como líder situacional da operação, com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, Polícia Científica, guardas municipais, conselhos tutelares e juizados.
Durante as ações foram empregados 133 motos e viaturas e cerca de 750 agentes em todo o Estado. Ao todo foram abordadas 2.244 pessoas, 545 veículos e 568 motocicletas. Foram apreendidas duas armas de fogo, 22 munições e 10 veículos recuperados. Foram instaurados 228 inquéritos policiais, cumpridos 12 mandados de prisão, 5 mandados de busca e apreensão e instaurados 4 autos de prisão.
Na operação 20 pessoas foram presas e dois menores apreendidos. Foram registrados, ainda, 233 boletins de ocorrência, realizados 50 pontos de bloqueio e 319 bares fiscalizados.
Foto: Ascom / Segup