Consumo das famílias brasileiras avança 2,63% no primeiro semestre de 2025

Em junho, alta foi de 2,83% na comparação anual, impulsionada por melhora no mercado de trabalho e circulação de recursos extras

O consumo dos lares brasileiros registrou crescimento de 2,63% no primeiro semestre de 2025, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) nesta quinta-feira (24). Em junho, o indicador subiu 2,83% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto o avanço frente a maio foi de 1,07%. Os números, ajustados pelo IPCA, refletem a resistência do setor mesmo com a inflação de alimentos e bebidas (3,69%) acima da média geral (2,99%). De acordo com Marcio Milan, vice-presidente da Abras, os consumidores buscaram preços mais baixos e trocaram marcas, mas mantiveram o volume de compras.

O estudo apontou ainda uma mudança no padrão de consumo, com migração para produtos intermediários em algumas categorias, sinalizando maior poder de escolha das famílias. O Abrasmercado, que monitora preços de 35 itens essenciais, registrou queda de 0,43% em junho — a primeira após nove meses de altas. Destaques negativos foram ovos (-6,58%), arroz (-3,23%) e batata (-1,90%), enquanto o tomate subiu 3,25%. Regionalmente, o Sudeste liderou as reduções (-0,79%), enquanto o Norte teve leve alta (0,04%). A cesta básica nacional ficou em R$ 819,81, com acumulado de 3,18% no semestre.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil