Entre que mais se interessam por comprar carros elétricos no mundo e estão mais dispostos por pagar um preço mais alto do que o normal por esse tipo de veículo, estão os consumidores brasileiros. De acordo uma pesquisa global realizada pela consultoria McKinsey, 48% dos brasileiros dizem considerar seriamente comprar um veículo elétrico, e 10% afirmam que têm planos concretos para adquiri-los.
Num grupo de sete países, o Brasil só fica atrás da China, hoje o maior mercado de veículos eletrificados do mundo, e à frente de nações como Estados Unidos, Alemanha, França e Japão. De acordo com a pesquisa, os brasileiros também são os consumidores mais dispostos a pagar um preço até 20% mais alto pelos carros elétricos em relação ao valor dos modelos tradicionais.
Cinquenta porcento dos brasileiros dizem que pagariam um preço premium para ter um veículo elétrico, ante 38% da média global. O resultado da pesquisa contrasta com a oferta de carros elétricos no país. Hoje existem apenas 12 modelos elétricos à venda no Brasil, e o mais barato custa cerca de 140.000 reais, o que limita as vendas.
Enquanto no mundo foram vendidos 3,2 milhões de carros elétricos em 2020, 4% do total, no Brasil as vendas de elétricos são ainda irrelevantes e representaram apenas 0,3% do mercado. As principais razões que levam os brasileiros a desejar um carro elétrico são um menor impacto ambiental, a redução de ruído do carro e o desejo de estar alinhado às tecnologias mais modernas.
É preciso ressaltar, no entanto, que a pandemia vem mudando rapidamente os cenários para a indústria automobilística, uma vez que existem muitas incertezas. A pesquisa também mostra que os brasileiros também são bastante interessados em adotar novas tecnologias automotivas. Carros autônomos, conectados à uma rede online, também estão entre os desejos dos consumidores do país.