Brasileiro usa máscara depois de vacinado, aponta pesquisa

Pesquisa da Ipsos que indica que, quase sete entre cada dez brasileiros dizem se sentir confortáveis em comer em restaurantes após estarem vacinados. A pesquisa feita para o Fórum Econômico Mundial, com nove países, revela que o processo de vacinação contra a covid-19 está caminhando no Brasil e no mundo, mas os comportamentos e cuidados trazidos pela pandemia devem permanecer mesmo após o fim da crise sanitária. 

Nesse sentido, entre os brasileiros, 83% afirmaram que devem continuar usando máscaras em público mesmo depois de serem vacinados. É o segundo maior índice entre as nove nações avaliadas, atrás apenas do México (85%). Além disso, 84% dos respondentes no país disseram que, depois de serem imunizados, vão continuar fazendo distanciamento social em locais públicos. 

Mais uma vez, é o segundo maior percentual, atrás do México (86%). Segundo a pesquisa, alguns hábitos comportamentais do período pré-pandêmico devem voltar a ser integrados na rotina do brasileiro vacinado. Metade ou mais de metade dos entrevistados locais afirmam que, após a imunização, vão se sentir confortáveis em comer em restaurantes (67%), usar transporte público (59%), fazer voos domésticos (55%) e viajar para países onde a vacina está disponível (50%). 

No entanto, menos da metade diz se sentir confortável em ir a shows ou eventos esportivos (44%) e viajar para países onde a vacina ainda não está disponível (27%). A pesquisa on-line foi realizada com 12.497 entrevistados com idades entre 16 e 74 anos de oito países, sendo 1.001 brasileiros. Os dados foram colhidos entre os dias 3 e 6 de junho de 2021 e a margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil