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SÃO PAULO – Com a concorrência acirrada no mercado de e-commerce, com consumidores na busca por quem entrega mais rápido as compras online, a Amazon anunciou nesta semana um novo benefício para assinantes do programa de benefícios Amazon Prime.
Segundo a companhia, a partir desta quarta-feira (4), os membros do Amazon Prime poderão fazer seus pedidos pelo site da gigante de tecnologia e contar com frete grátis nas entregas de um dia. A princípio, o benefício estará disponível para clientes de 50 cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco, bem como no Distrito Federal.
O frete grátis é válido para todos os produtos entregues pela Amazon, sejam eles vendidos pela companhia ou por vendedores parceiros que usem a logística da varejista. Não há valor mínimo na compra para ser elegível. Basta ser assinante do programa de benefícios.
Antes da mudança, o frete grátis era oferecido nas entregas em até dois dias úteis para assinantes. A entrega em um dia já estava disponível para essas regiões, mas contava com uma taxa mínima de R$ 12,90.
De acordo com Mariana Roth, líder da Amazon Prime para o Brasil, o novo benefício deve-se à expansão da malha logística da Amazon. A empresa de e-commerce conta hoje conta com nove centros de distribuição. Cinco deles estão em Cajamar (São Paulo), um em Betim (Minas Gerais), um em Santa Maria (DF), um em Santa Rita (RS) e um em Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco).
“Quando lançamos o serviço, em 2019, a Amazon oferecia frete grátis em até dois dias para 90 cidades. Depois, passamos para 300. Hoje, temos mais de 700 cidades com esse benefício”, lembra. A entrega gratuita em dois dias para assinantes do Prime funciona em cidades como Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Florianópolis e Vitória. Para todas as outras regiões, a Amazon oferece aos assinantes entrega gratuita a partir de três dias.
Usado por mais de 200 milhões de membros pagantes em mais de 20 países, o Amazon Prime custa R$ 9,90 mensais no Brasil e dá direito de acesso às plataformas Prime Video (streaming de séries e filmes), Prime Gaming, Prime Music e Prime Reading (de e-books).
Para os demais clientes que não são membros Amazon Prime, o frete grátis está disponível para pedidos acima de R$ 149, ou R$ 99 para livros, apenas em produtos enviados pela Amazon.
Briga de gigantes
Com aumento da participação das vendas no e-commerce em meio à pandemia do novo coronavírus, empresas têm buscado ampliar sua malha logística e formas de entrega de forma a acelerar o chamado “last mile” (última milha, em inglês), ou seja, a última etapa do percurso entre a compra online e a entrega ao consumidor.
Empresas como Mercado Livre e Magazine Luiza, que também são conhecidos pelas entregas rápidas, têm investido no segmento para tentar garantir a preferência do consumidor.
Em julho, o Magalu anunciou, por exemplo, a aquisição da Sode Intermediação de Negócios, uma plataforma de logística que usa motos e promete entregar os produtos em até uma hora. No comunicado, o Magazine Luiza informou que a taxa de conversão de compras é 62% maior para os pedidos com entrega em uma hora, quando comparada ao prazo de 48 horas.
Já o Mercado Livre anunciou recentemente frete grátis para os produtos entregues pela sua própria malha logística e que custem mais de R$ 79, para todos os clientes. Durante o programa Coffee & Stocks, do podcast do InfoMoney Stock Pickers, Luís Bomentre, analista na gestora Encore, compartilhou que uma das justificativas para o otimismo da casa com o Mercado Livre era o alto investimento em logística, dado que os consumidores hoje privilegiam o menor tempo de entrega.