BRT Metropolitano da Grande Belém será operado por empresa privada

Concessionária BRT Amazônia assume sistema de transporte que ligará três cidades, com previsão de operação parcial ainda em 2025

O governo do Pará homologou a concessão do BRT Metropolitano para a empresa BRT Amazônia S.A., subsidiária da Next Mobilidade, que será responsável pelo planejamento e operação do sistema de transporte rápido por ônibus que conectará Belém, Ananindeua e Marituba. Com investimento superior a R$ 400 milhões – incluindo R$ 368,7 milhões em financiamento da Caixa Econômica Federal para a frota de 265 ônibus – o projeto prevê a operação experimental dos primeiros corredores até dezembro de 2025.

O sistema, que compreende 10,8 km de corredores exclusivos na BR-316 com 13 estações, passarelas e integração tarifária, deverá entrar em operação plena em 2026. A concessionária ficará encarregada da gestão operacional completa, incluindo bilhetagem eletrônica, monitoramento por GPS e atendimento aos usuários, enquanto a Artran/PA manterá a fiscalização. O BRT Metropolitano promete melhorar a mobilidade para cerca de 2 milhões de habitantes na região, com frota composta por 225 ônibus a diesel Euro 6 e 40 veículos elétricos, em preparação para a COP30.

Foto: Cássio Matos / Ag.Pará