Um investimento de US$ 21 milhões para apoiar projetos realizados na Amazônia com foco na proteção do meio ambiente e promoção do bem-estar dos povos originários, foi anunciado pela Agência do governo dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).
O diretor da Usaid no Brasil, Mark Carrato, resumiu o anúncio. “Nossa parceria com as comunidades indígenas da Amazônia brasileira é um testemunho de nosso compromisso de ajudar na conservação da floresta”.
“Nossa Terra, Nossa Mãe’ e a ‘Aliança dos Povos Indígenas pelas Florestas da Amazônia Oriental’ abrem caminho para uma administração sustentável, onde cultura, conservação e comunidade prosperam juntos”, disse. Os projetos a serem contemplados foram desenvolvidos por associações indígenas e organizações indigenistas.
Segundo informações do Conselho Indígena de Roraima, o “Nossa Terra, Nossa Mãe” já conta com apoio do Fundo da Embaixada da Nova Zelândia no Brasil e tem se engajado com a segurança alimentar.
Já o “Aliança dos Povos Indígenas pelas Florestas da Amazônia Oriental” tem como objetivo contribuir para a proteção, conservação e restauração das florestas na região da Amazônia Oriental, abrangendo 14 terras indígenas nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins.
Foto: Ascom Ideflor-Bio