Programação festeja os 36 anos de Curionópolis

O município de Curionópolis chega aos seus 36 anos de emancipação política e administrativa nesta sexta-feira, dia 10. Atrações, programações voltadas a todos os públicos, para integrar a população, tem movimentado a semana de aniversário.

Uma missa em Ação de Graças foi ministrada pelo bispo dom Vital Corbeline, no Espaço de Eventos da Chamonlândia. A noite de adoração continuou com show da Banda Colo de Deus. Teve ainda o cantor gospel Anderson Freire, reunindo toda a comunidade evangélica da cidade.

Nesta quinta, 9, no palco principal, terá Manu Bahtidão e, depois, Nattanzinho. Na lista de grandes inaugurações previstas para os próximos dias estão: Posto de Saúde da Chamonlândia, Posto de Saúde do Panorama, Posto de Saúde Miguel Chamon, Escola Municipal Maria Belarmina (Serra Pelada), Praça da Juventude (Serra Pelada) e a tão aguardada Estrada de acesso à Serra Pelada.

Atualmente com 19.950 habitantes, segundo o resultado do Censo 2022, Curionópolis foi criada em 10 de maio de 1988, através da Lei Estadual nº 5.444. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1989. A atual gestora é Mariana Chamon, a primeira prefeita mulher da história do Município.

Curionópolis originou-se, como município, do desdobramento do Município de Marabá, surgido de um aglomerado de pessoas, que no final da década de 1970, se localizou no km 30 da rodovia PA-275.

Vieram na expectativa de trabalho, com a implantação do Projeto Ferro Carajás, na construção da Estrada de Ferro Carajás – Ponta da Madeira ou em busca de ouro, nas dezenas de pequenos garimpos que proliferaram na região.

Foto: prefeitura de Curionópolis