Ao som animado da Banda de Música da Guarda Municipal de Belém, os idosos de Belém foram recepcionados na Aldeia Cabana, na manhã desta sexta-feira, 1º, quando se comemora o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa.
A Ação Cidadã da Pessoa Idosa, promovida pela Prefeitura de Belém, através da secretaria Extraordinária de Direitos Humanos (SecDH), em parceria com diversos órgãos municipais, ofertou serviços de emissão de RG e da carteira do Idoso, 2° via da certidão de nascimento e de óbito, cadastramento no CadÚnico, encaminhamento para o Bora Belém avaliação oftalmológica, testagens de HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais, além de atividades físicas de lazer e saúde mental.
O Dia Nacional e Internacional do Idoso é celebrado neste 1º de outubro e a ação ocorreu das 8h às 14h, destina à população acima de 60 anos. A programação foi coordenada pela SecDH, também responsável por promover ações voltadas aos idosos de Belém, visando a garantia de direitos e contribuindo para um envelhecimento com qualidade de vida.
“A realidade é cruel contra os idosos, muitos sofrem de solidão e abandono. Temos aqui na ação várias políticas voltadas para os idosos. Este é um momento de informação, de prestação de serviços, orientação para tratamentos de saúde, mas também de lazer”, informou o prefeito Edmilson Rodrigues, que dançou com alguns idosos.
Ação Cidadã da Pessoa Idosa contou com a parceria da Defensoria Pública do Estado, Grupo Cynthia Charone e Rotary Club, e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Esporte e Lazer (Sejel), Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Coordenadoria de Comunicação (Comus), Defesa Civil Municipal e Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).
Foto: Mácio Ferreia/Agência Belém