A partir do dia 28 de janeiro começa a temporada 2022 do Festival de Ópera do Theatro da Paz, uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A nova temporada traz diversas novidades e está orçada em aproximadamente R$1.800.000,00. Abrindo a programação, de 28 a 30 de janeiro, o público poderá conferir a “Ópera dos Terreiros”. Um dos principais festivais de Ópera do país volta a ocupar o calendário cultural do Pará.
O espetáculo musical, dirigido por Aldo Brizzi e produzido pelo Núcleo de Ópera da Bahia, é uma obra inédita que retrata a história de amor entre um negro banto e uma negra nagô, ” um Romeu e Julieta na história dos negros que vieram escravizados construir o Brasil”.
Trata-se de uma ópera tradicional, contemporânea e ancestral ao mesmo tempo, que mistura vozes ligadas à grande tradição lírica europeia com uma percussão polirrítmica ao vivo. Haverá participação do Coro Carlos Gomes. Com o tema “O ar que respiramos: Vozes pela Amazônia”, o XXI Festival de Ópera do Theatro da Paz deste ano traz uma proposta desafiadora – a realização de um ecofestival, engajado na defesa do meio smbiente e da sustentabilidade.
“O ar que respiramos não é somente essencial à vida, como é a ferramenta primordial para o canto lírico. Vozes pela Amazônia faz referência a um movimento internacional em defesa da Amazônia, em que as vozes dos cantores líricos ao redor do mundo se unirão pela preservação da floresta, de seu ecossistema e dos povos tradicionais que defendem o equilíbrio ambiental e climático de nosso planeta”, destaca a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.
Ao longo dos três últimos anos, o Festival de Ópera do Theatro da Paz manteve grande reconhecimento no cenário nacional e ampliou seu alcance internacional, não apenas pela qualidade das produções, como pelo formato inovador e criativo desenvolvido como uma resposta desafiadora durante a pandemia de covid-19, que afetou profundamente todo o setor cultural.
A grande novidade do XXI Festival de Ópera do Theatro da Paz será a criação da Academia de Ópera do Theatro da Paz, que permitirá aos cantores líricos a prática dos conhecimentos adquiridos nos últimos três anos de formação, dentro de um ambiente pedagógico sistematizado.
Calendário de Óperas da temporada 2022
De 28 a 30 de janeiro – Ópera dos Terreiros, de Aldo Brizzi;
De 26 a 28 e 30 de março – As Bodas de Fígaro, de W. A. Mozart;
De 01 a 03 e 04 de dezembro – Armide, de Jean-Baptiste Lully.
Foto: Jader Paes / Agência Pará