Você sabe o que é stalkerware?

Foto: Reprodução

Os Stalkerware são aplicativos utilizados para monitorar dispositivos eletrônicos. Usado em segundo plano, ele coleta as atividades dos usuários enviando dados remotamente. O aplicativo foi desenvolvido teoricamente para o uso exclusivo de pais, mas passou a ser útil para parceiros ciumentos e patrões que assediam moralmente funcionários.

Segundo a empresa de segurança tecnológica Avast, desde março de 2020 foram protegidos mais de 40.000 usuários desse tipo de ameaça em todo o mundo.

Instalados sem a permissão dos usuários os Stalkerware são capazes de monitorar ligações, mensagens, fotos, vídeos e históricos de pesquisas. Mesmo que eles estejam “camuflados” no aparelho celular, há maneiras de descobrir esses invasores:
⦁ A bateria do seu celular começa a durar bem menos do que o esperado, sem nenhum motivo especifico.
⦁ Sessões ativas nas redes sociais em dispositivos e horários que você não reconhece;
⦁ O seu celular começa a ter lentidão, panes e travamentos;
⦁ Existem aplicativos ou operações em andamento que você desconhece;
⦁ Mensagens estranhas de erro de programas que sempre funcionaram.

Assim como podem ser difíceis de encontrar, os Stalkerware também podem ser difíceis de serem removidos. É importante alertar que ao remover o aplicativo a pessoa que instalou será notificada. Empresas de segurança digital oferecem soluções para essas situações. No caso de não conseguir identificar os invasores, o usuário precisa chegar a decisões extremas como formatar o dispositivo ou comprar outro aparelho.

Também há formas de prevenir contra esses aplicativos: use senhas difíceis e não divulgue para outras pessoas, evite usar o desbloqueio por impressão digital ou ID facial, verifique periodicamente os aplicativos instalados no seu dispositivo, bloqueie a instalação de aplicativos de terceiros em dispositivos Android e use uma solução confiável que detecte o Stalkerware.

Por Rebeca Costa, Revista Bacana