Uma mulher de 29 anos foi diagnosticada com a nova variante do vírus, a P1, no município de Vitória do Xingu. A confirmação do primeiro caso da nova variante na cidade veio através de um relatório da amostra enviada ao laboratório da Fiocruz pela 10ª Regional da Secretaria Estadual de Saúde.
A variante brasileira P1 tem mutações que tornam o coronavírus mais contagioso e também mais resistente a anticorpos da doença, o que pode aumentar o número de casos inclusive entre as pessoas que já se recuperaram da covid-19.
Os sintomas são semelhantes, como febre, tosse, dor de garganta, fadiga e dores musculares. De acordo com Secretaria de Saúde do município, a mulher positivada recebeu tratamento, ficou em isolamento, assim que houve a suspeita, e já passa bem.
Em Brasil Novo a Secretaria de Saúde também confirmou o caso de uma mulher de 37 anos que apresentou a nova variante P2. Os casos identificados na região ainda não foram notificados pela Sespa, segundo a secretaria até agora 11 registros da nova variante foram identificados no estado. O último registro foi feito no dia 11 de março.