Teve início nesta quarta-feira, dia 06, às 7h, na Capela de Plácido, o revezamento, durante 48 horas, em Adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia, com a presença de cerca de 200 instituições, entre paróquias, pastorais e escolas católicas. Este ano, a missa de abertura foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, e 57 casais foram convidados pelo casal coordenador escolhido pela Diretoria da Festa para o acolhimento e organização da Adoração, Constantino Villaça Neto e Albéria Villaça.
A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) emite um documento de constituição de uma Comissão Especial exclusiva para a finalidade de organizar a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento por 48 horas em intercessão pelo Círio 2021.
A programação, realizada pela primeira vez em 2001, pela DFN, é um dos momentos de preparação espiritual para o Círio. No primeiro ano de realização ela teve 24h de duração e a partir do ano seguinte, 48h. A cada duas horas, cinco a oito equipes dos movimentos participantes se revezarão em adoração e louvor, dia e noite, ao Santíssimo Sacramento. A Adoração só encerra às 06h da sexta-feira, dia 08, com missa presidida por um padre Barnabita.
“Nós já trabalhamos na Vigília do Círio há, mais ou menos, uns 10 anos, e confessamos que jamais imaginamos ou pleiteamos um dia estar na coordenação deste evento tão importante de fé e de oração, é não só um testemunho de fé, mas também uma missão, que é ser fonte de amor e de esperança”, destaca Albéria Villaça.
História – A Vigília de Adoração foi realizada pela primeira vez em 2001, coordenada pelo casal Ubirajara e Maria Helena Salgado, com a participação dos casais José de Ribamar e Celízia Gonçalves, Heleno e Suely Teixeira. Esta Vigília de Adoração foi realizada em 24 horas, com abertura às 13h30, do dia 11 de outubro, pelo então Arcebispo de Belém, Dom Vicente Zico, e término no dia 12. A partir de 2002, a Vigília passou a ser feita em 48 horas de Adoração com o término antes da saída do Traslado para Ananindeua.
Foto: Basílica Santuário