Vacina pneumocócica será pauta em audiência pública na Alepa

A Comissão de Saúde da ALEPA convocou à SESPA para uma audiência pública para tratar sobre a vacina pneumocócica, nesta terça-feira, 5, às 16h via plataforma on-line . O objetivo do encontro é discutir o uso da vacina em pacientes graves no estado do Pará e encontrar formas dessa distribuição em todo o estado.

Em 2019, o Ministério da Saúde incluiu no Programa Nacional de Imunização a vacina pneumocócica 13-valente para alguns pacientes de risco, porém ela continua desconhecida por grande parte da população e chega a poucos municípios do estado.

Durante a audiência, o presidente da Comissão de Saúde da ALEPA, o deputado Jaques Neves (PSC-PA) deve propor uma maior cobertura vacinal e achar soluções para que todos que precisem da vacina consigam recebê-la. Segundo ele, essa reunião é fundamental para trazer mais saúde à população Paraense. “Estou confiante que a comissão de saúde junto à SESPA vai conseguir trazer essa vacina para todos que precisam e que assim possamos melhorar a saúde do nosso povo”, destaca o deputado.

A vacina é indicada para pacientes que portem Asplenia Anatômica ou funcional, imunodeficiências congênitas, pneumonia crônica, asma persistente moderada ou grave, fibrose cística, cardiopatias crônicas, hepatopatias crônicas, diabetes melitus entre outras.

A empresa Pfizer, que produz a vacina, estará presente, junto às ONGs de apoio aos grupos de portadores do câncer, doenças raras e transplantados do Pará. A reunião deve trazer resoluções para estes grupos e para as pessoas que precisam da vacina.

Por Ascom

Foto: Ascom