Unidade móvel do Igeprev segue com atendimentos no interior do estado

A aposentada Maria de Jesus Rodrigues de Brito, 77 anos, tem problemas de locomoção e procurou a Unidade Móvel do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) para fazer a atualização cadastral, em São João do Araguaia, no sudeste do estado, na manhã da última quarta-feira (30). Ela e mais 20 pessoas tiveram suas demandas atendidas pelo caminhão adaptado para atendimento ao público que ficou esta sexta-feira (1º),  no município, oferecendo serviços e informações sobre direitos previdenciários aos segurados.

A Unidade Móvel 3, responsável por reforçar as ações em municípios do sul e sudeste do Pará, começou o atendimento nessas regiões, há quase 30 dias, e em São João do Araguaia iniciou na terça-feira (29). O caminhão já passou por Marabá, Itupiranga, São João do Araguaia e a previsão é que os segurados de São Domingos, Xinguara, Redenção, Parauapebas e Conceição do Araguaia também sejam beneficiados com os serviços do Igeprev.

Nas Unidades Móveis, os beneficiários do regime próprio de previdência do Pará têm à disposição uma série de serviços: consulta processual, emissão de contracheques, comunicado de óbitos, denúncias, requerimentos, revisão de benefício, simulação de benefício previdenciário, declaração de tempo utilizado para aposentadoria, reversão ao serviço ativo, auxílio funeral, isenção de imposto de renda, salário família, liberação de crédito, regularização cadastral, retificação de DIRF e cédula C, ficha financeira, emissão de certidão de tempo de contribuição, histórico de contribuição, dentre outros.

Desde fevereiro de 2021, o projeto Igeprev Itinerante percorre municípios de todas as regiões de integração do Estado, oferecendo serviços e informações sobre direitos previdenciários. O Igeprev dispõe de três Unidades Móveis. A Unidade Móvel nº 1 percorre municípios do nordeste paraense. A Unidade nº 2 realiza atendimentos em Santarém. Enquanto isso, a Unidade nº 3 reforça as ações do Instituto em Marabá e nos demais municípios das regiões sul e sudeste do estado.

Por Agência Pará

Foto: divulgação