Na manhã da quinta-feira (31), ocorreu o ato de assinatura do repasse anual no valor de R$ 1 milhão em apoio ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2022, feito pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), à Arquidiocese de Belém. A cerimônia, ocorrida na Igreja de Santo Alexandre, teve ainda a assinatura do protocolo de intenções para o restauro dos imóveis do antigo Instituto de Pastoral Regional (IPAR), situado na Ladeira do Castelo, e inclusão ao Complexo Feliz Lusitânia.
Compareceram ao ato o governador do Estado, Helder Barbalho, a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, o arcebispo de Belém, D. Alberto Taveira, o diretor da Festa, Antônio Salame, o pároco da Basílica Santuário de Nazaré, padre Francisco Cavalcante, o reitor padre Francisco Assis e outras autoridades.
“É uma felicidade estarmos junto com a igreja dando apoio para o planejamento do Círio 2022. Isso é fruto da mobilização da sociedade para a vacinação em nosso Estado, que permite com que nós possamos já fazer este planejamento e a retomada da normalidade da vida das pessoas. É um orgulho fantástico poder planejar que teremos Círio, um Círio normal, com presença das pessoas nas ruas”, disse Helder.
“Todos nós estamos com saudade de poder, no segundo domingo de outubro, confraternizar e agradecer a nossa padroeira Maria de Nazaré, que continue a abençoar a todos. Gostaria de destacar a parceria com a arquidiocese para que nós possamos ampliar o Complexo Feliz Luziânia, ampliar as estruturas que requerem a preservação do patrimônio, ampliando os espaços, os ambientes culturais e históricos para fortalecer cada vez mais o turismo e nos desafiar a avançar para um amplo projeto de reurbanização da Cidade Velha, onde a cidade começou, com oferta de serviços, valorização imobiliária e, consequentemente, gerando emprego e renda para a sociedade”, frisou o governador Helder Barbalho.
Por Agência Pará
Foto: Marco Santos / Ag. Pará