Foto: reprodução twitter
Foi assinado nesta terça-feira, 9, pelo governador do Amapá, Waldez Góes, o novo decreto estadual, que determina toque de recolher entre 21h e 5h e mantém a Lei Seca em todos os dias da semana. As medidas mais rígidas, válidas até dia 15 de março, são para conter o avanço da covid-19. Sendo assim, fica proibido durante todo o período do decreto o consumo de bebida alcoólica dentro de estabelecimentos comerciais e logradouros privados e públicos como calçadas, praças e vias públicas em geral.
Também foi reduzido o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, que agora podem funcionar das 6h até 20h. Para evitar aglomerações nas ruas, a circulação de pessoas só será permitida até as 21h, com exceção daquelas que buscam atendimento de saúde ou atividade essencial. Nos dias 13 e 14, fim de semana, serão suspensas em todo o estado atividades econômicas não essenciais, incluindo os shoppings, galerias e entre outros.
A partir de domingo, os serviços de transporte interestadual de passageiros fluvial e terrestre, sendo permitido somente o transporte de cargas, nos portos. O decreto contém ainda recomendações aos municípios para que adotem o rodízio de placas de veículos, aumento na frota de ônibus, diminuição do tempo de saída do terminal para os pontos de paradas nos bairros.
Segundo o governador, o estado está na classificação de “alto risco”, de sinalização vermelha, mas, pode chegar à fase roxa, de “risco muito alto”, a mais grave, pois a primeira semana de março registrou 11 novos óbitos e mais 34 internações.