Termina nesta sexta-feira, 1º, o prazo para inscrição no Processo Seletivo para agentes de saúde de Belém

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), a Prefeitura Municipal de Belé comunica que encerra nesta sexta-feira, 1º de setembro, o prazo para a inscrição no Processo Seletivo Público (PSP) N° 001/2020 para a seleção de candidatos aos empregos públicos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate a Endemias (ACE).

O edital foi publicado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) no último dia 23, no Diário Oficial do Município. A ideia do processo seletivo é contratar 1.415 agentes de saúde, contribuindo para atender, de forma imediata, 70% da demanda da atenção primária em Belém. 

Das 1.415 vagas previstas no edital, 1.120 são para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 295 vagas para Agente de Combate às Endemias (ACE). Também haverá 150 vagas para o cadastro de reserva. Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 672 ACEs e 667 ACSs.

Os novos agentes contratados vão reforçar às equipes da APS do Futuro do Governo Federal. A iniciativa visa alcançar a cobertura de 100% da atenção primária em todo o Brasil. O edital foi publicado pela primeira vez ainda em 2020, mas foi interrompido por ocasião da pandemia da covid-19.

A Semad informa que aquelas pessoas que se inscreveram em 2020 precisam se reinscrever, o que não gera nova taxa de pagamento, caso já o tenham feito. Quem não refizer sua inscrição será eliminado. Quem preferir o ressarcimento do valor, também poderá fazer a devida solicitação.

Os novos candidatos estão pagando o mesmo valor da taxa de inscrição definido no edital de 2020, R$ 58,00. O processo seletivo será executado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e terá a validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

As admissões dos candidatos classificados e aprovados em todas as etapas do processo estão condicionadas à disponibilidade orçamentário-financeira da Prefeitura, durante o referido prazo de validade.

Foto: Agência Belém