Temperaturas de maio estão com valores máximos diários elevados em alguns dias em Belém

O termômetro instalado na avenida João Paulo II, próximo à travessa Humaitá, no Marco, em Belém, chegou a 39 graus, às 12 horas da segunda-feira (8). Depois de vários dias com chuvas intensas na capital, os moradores têm reclamado de muito calor na cidade. O meteorologista Antônio Sousa, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), explicou o que está acontecendo.

Ele disse que, na Região Metropolitana de Belém, o período chuvoso compreende os meses de dezembro a maio e os meses entre junho e novembro são característicos do período menos chuvoso. Ele afirmou que, neste mês de maio, as temperaturas já estão com valores máximos diários elevados em alguns dias.

Como, por exemplo, no domingo (7), em que as máximas atingiram 34,7ºC – informação real obtida na estação climatológica, localizada na estrada da Ceasa. O meteorologista Antônio Sousa disse que o mês de maio já funciona como transição entre os períodos chuvoso e menos chuvoso, pois a média (normal climatológica 1991-2020) de chuva gira em torno de 320 milímetros (mm).

“E, até a manhã desta segunda-feira (8), o total de chuva registrado é de aproximadamente 120mm”, afirmou. Entretanto, até o final deste mês, ressalvou ele, a distribuição das chuvas tende a ser muito irregular, com alguns dias sem registro de chuva.

“Mas não se descarta a ocorrência de, pelo menos, mais um evento extremo com grande volume em poucas horas, como o ocorrido entre os dias 2 e 3 de maio de 2023”, afirmou. As temperaturas tendem a ficar bem elevadas nos dias em que houver poucas condições para ocorrência de chuvas, como no último domingo (7), em que as temperaturas máximas ficaram 2ºC acima do valor médio para o mês.

Foto: Marcelo Seabra / Ag.Pará