Spray nasal pode prevenir por até dois dias contra a Covid

Foto: Detry26/istock

Cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, vêm desenvolvendo o spray – que atualmente não tem nome – desde abril do ano passado. Os pesquisadores desenvolveram um spray nasal que pode prevenir uma infecção por covid-19 por até dois dias e pode estar disponível nas farmácias em alguns meses.

O spray nasal é feito de ingredientes já aprovados para uso médico, o que significa que não precisa de mais nenhuma aprovação para uso. Em declarações ao The Sunday Telegraph, o pesquisador principal, Dr. Richard Moakes, disse estar confiante de que o spray poderia ajudar a eliminar as restrições de distanciamento social e reabrir escolas.

O método evita a infecção ao capturar o vírus no nariz ao revesti-lo. Isso significa que o vírus não pode escapar e o torna inativo e inofensivo. Os pesquisadores acreditam que usar o spray quatro vezes ao dia será suficiente para proteção geral. No entanto, é seguro o suficiente para ser aplicado a cada 20 minutos, se necessário, por exemplo, se um usuário estiver em um ambiente de alto risco.

A notícia veio após a revelação de que um laboratório de vírus no hospital St Peter, Surrey, anunciou que estava testando um spray que poderia matar 99,9% do vírus. O spray nasal de óxido nítrico SaNOtize (NONS) é projetado para matar o vírus nas vias aéreas superiores. Isso impede que o vírus se incubem nos pulmões, de acordo com o NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido).

Foi desenvolvido pela SaNOtize Research and Development Corp. com sede em Vancouver, Canadá. Em testes de laboratório independentes, eles provaram que era 99,9% eficaz em matar o vírus.