Sespa começa a revisar o Plano Estadual de Saúde e o Plano Plurianual para o período de 2024 a 2027

A Sespa deu início na terça-feira (13) à Oficina de Revisão do Plano Estadual de Saúde (PES), que ocorre simultaneamente à revisão do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2024 a 2027, com ênfase no Biênio 2026-2027. A agenda se estende até quarta-feira (14), no auditório da Sespa, em Belém, visando aprimorar continuamente os processos de planejamento, implementação, regionalização, supervisão e avaliação dos instrumentos de gestão e planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do governo federal.

Dentre as metas específicas, estão “efetuar correções, se necessárias, qualitativas e quantitativas nos atributos do PES e PPA, identificados durante a avaliação do exercício de 2024”. Além disso, pretende-se debater os atributos do PES e do Programa Saúde no PPA – suas metas e indicadores para 2026 e 2027, além de reforçar os Centros Regionais de Saúde (CRS) no aprimoramento do suporte aos municípios.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Informação em Saúde e Planejamento (Nisplan), Sonia Bahia, o objetivo principal da iniciativa é assegurar que o planejamento deixe de ser meramente uma formalidade técnica e se transforme, efetivamente, em serviços de saúde mais eficazes, de alta qualidade e que atendam às necessidades concretas dos habitantes dos 144 municípios do Pará.

Foto: José Pantoja (Ascom/Sespa