A conclusão do processo licitatório para início das obras de instalação de unidades operacionais do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está prevista para o final de julho deste ano. Trata-se de um terreno de mais de 55 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Parauapebas em área nobre, no Parque dos Carajás, próximo à Câmara Municipal de Vereadores.
A garantia foi dada pelo diretor do Sesi/Senai no município, Carlos Felipe Sassim Francês, na terça-feira (27), após ser convocado a responder questionamentos na Sessão Ordinária da Casa de Leis. A convocação ocorreu próxima ao final do prazo de dois anos concedido em lei para que as entidades deem destinação à área e que já havia sido prorrogado. Aos vereadores, Felipe Francês justificou que a construção não foi possível na primeira doação por falta de recursos.
Já na segunda, foram feitas, com recursos próprios, a terraplanagem, a limpeza, o início do cercamento e um poço artesiano. Essa sequência, afirmou, a construção foi interrompida por uma impossibilidade burocrática de recebimento das verbas oriundas de financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS).
Quando essa barreira foi solucionada, chegou a pandemia do novo coronavírus em 2020 e todas as ações de investimento foram paralisadas pelas entidades. Agora, sustenta, com recurso já em caixa, está sendo reaberta a licitação.
“A gente pretende finalizar até o final de julho para que as obras possam começar pelas instalações do Sesi, primeiramente o prédio de Educação Infantil, para depois passarmos para Fundamental I e II até o Ensino Médio. Em sequência, está programada a construção do Sesi Clube, que é a parte de campo de futebol, quadra esportiva e área de lazer”, explicou.
Foto: reprodução