Servidores da SEAP participam de curso de Operações e Escoltas de Alta Complexidade, em Santa Catarina

Três servidores da Secretaria de Estado Administração Penitenciária (SEAP) começam a participar, nesta segunda-feira (07), em Florianópolis, Santa Catarina, da 4ª edição do Curso de Operações e Escoltas de Alta Complexidade, realizado pela Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (ACAPS), uma das mais renomadas nesse tipo de curso em todo o País.

Os servidores da Seap são: Breno Costa da Silva, do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE); Eriko Costa Crispino, do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), e João Marcos Sousa da Silva Júnior, policial penal do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME).

O curso, chamado de “Águias de Osso”, é conduzido pelo  Serviço de Operações de Escolta  (SOE) e capacita policiais de todos os Estados do País, sendo considerado como um dos mais conceituados da área, referência para a segurança pública brasileira.

Os servidores paraenses passaram por diversas etapas no processo seletivo para o curso, tais como análise de documentos, teste físico e teste de tiro.

Para o servidor João Marcos, a capacitação irá agregar novas técnicas e conhecimentos para os policiais penais do Estado do Pará. “É notória a evolução do sistema penitenciário do Pará nos últimos anos. A SEAP está se tornando uma referência no Brasil, sempre em busca de qualificação para os seus servidores, o que faz grande diferença no trabalho real”, ressalta.

Já o policial do COPE, Breno Costa, diz que a participação no curso tem o objetivo de normatizar a escolta no Estado, trazendo ainda mais segurança para o servidor. “Apesar de sermos uma polícia nova, a polícia penal deve se especializar e atuar de igual para igual com as outras forças, cada vez mais capacitada. A Secretaria está abrindo essa oportunidade para os servidores e nós precisamos aproveitar”, explica Eriko Crispino, sobre a importância da SEAP promover esse tipo de capacitação para os servidores.

O diretor da Escola de Administração Penitenciária (EAP), Paulo Cunha,  diz que um dos compromissos da Seap é promover a capacitação e qualificação dos servidores, tanto interna, quanto externamente. “A capacitação dos servidores é importante para manter a qualidade dos serviços penais dentro da secretaria. Nossos servidores estão qualificados e capacitados para atuar em qualquer tipo de situação, seguindo os procedimentos corretos e adequados”, frisa.

Por Seap

Foto: Seap