Decisão do juiz federal Eduardo Fernando Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos casos da Operação Lava-Jato, determinou que o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, não precisará mais cumprir o horário de recolhimento noturno e poderá viajar a destinos nacionais por, no máximo, uma semana.
O magistrado acatou parcialmente o pedido da defesa do ex-governador e impôs algumas condições a Cabral. Ele deve continuar usando a tornozeleira eletrônica e está proibido de deixar o país. O juiz Eduardo Fernando Appio explicou que replicou as condições fixadas pela Justiça Federal do Rio de Janeiro para fins de prisão domiciliar.
Em fevereiro, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região do Rio de Janeiro (TRF-2) liberou Cabral para cumprimento de pena em regime domiciliar. Sérgio Cabral, que exerceu o cargo de governador entre 2007 e 2014, teve penas somadas que ultrapassaram 390 anos em várias condenações no âmbito da Operação Lava Jato.
Após a decisão da justiça federal do Rio, ele aguarda a conclusão do julgamento de seus recursos em liberdade.
Foto: Valter Campanato Arquivo/Agência Brasil