Em mais uma demonstração de valorização e preservação do patrimônio arquitetônico, o Governo do Pará, por meio da SECULT, inicia esta semana as obras de restauro do Cemitério da Soledade, que atualmente está sob administração da Prefeitura de Belém. Fundado há 171 anos, quando Belém tinha somente 75 mil habitantes, o Soledade abriga verdadeiras obras de arte de estilo neoclássico, neogótico e neobarroco em sua arquitetura mortuária, feita de materiais vindos de Portugal, da Itália, e da Inglaterra.
Vários túmulos e mausoléus são visitados até hoje por fiéis que herdaram práticas de devoção popular. A obra está prevista para execução em 12 meses e tem orçamento de 15 milhões de reais, contemplando revitalização do muro, pórtico de entrada, calçamentos laterais, reestruturação de parte das instalações elétrica e hidráulica, nesta primeira fase.
O projeto prevê ainda a execução do Pórtico de Entrada, projetado para a Tc. Dr. Moraes, restauração e requalificação da Capela e dos principais mausoléus e túmulos, e também os da alameda principal, totalizando cerca de 42 elementos. O projeto prevê ainda a instalação de iluminação cênica, bem como das exposições, além do Paisagismo de todo o Cemitério, sinalização dos espaços de apoio ao circuito expositivo. Após a conclusão da obra, Belém ganhará um belíssimo Cemitério Parque, com toda a infraestrutura para receber os visitantes.
Foto: divulgação