Mais uma vez as custodiadas do Centro de Recuperação Feminino (CRF), tiveram a assinatura na produção de figurinos para ópera no Teatro da Paz. O espetáculo da vez será “Il tabarro”. A programação faz parte do XX Festival de Ópera do Teatro, e terá sua primeira apresentação no sábado (25), depois nos dias 27 e 29 de setembro, sempre às 20h. A confecção de parte do figurino é a execução do projeto “Sons da liberdade”, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que garante reinserção social por meio da cultura, e da arte.
Não é a primeira vez que as apenadas da Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) tem suas peças produzidas para uma ópera. No final do mês de agosto deste ano (2021), o Festival de Ópera apresentou a obra “Die Abreise”, que contou não só com o figurino confeccionados pelas mulheres privadas de liberdade, mas também teve a participação das autoras dos figurinos no Teatro da Paz para assistir à apresentação, juntamente com custodiados da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), que construíram toda a estrutura de cenário da ópera.
A récita é “Il Tabarro”, que significa “O capote”, conta uma história em meados de 1900, ambientada no cais, em um porto com estivadores. A obra da virada do século XX, se passa no período do Romantismo, e acontece na antiga Paris. E para abrilhantar o tradicional espetáculo, as internas do CRF, que participam tanto da Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), quanto do projeto “Sons da liberdade”, confeccionaram parte de figurinos do coro, como aventais e saias. Oito internas participaram desde a criação até a finalização dos figurinos.
Os responsáveis por auxiliar as internas na produção das peças foram a modista Iolanda Galdino e o figurinista Fernando Leite, de São Paulo. Mesmo com muita experiência no ramo de figurinos para Óperas, o figurinista comentou sobre a experiência única de trabalhar com mulheres privadas de liberdade. “Elas são fantásticas. Foi uma experiência maravilhosa, onde pude ver além do profissionalismo, muito amor e carinho para costurar, cortar e fazer os figurinos. Fica tudo perfeito e impecável”. Fernando também falou sobre o aprendizado ao coordenar as participantes da Coostafe nessa produção. “No fim das contas eu aprendi muito mais que ensinei. Elas são muito empenhadas e tem um grande potencial. Tenho certeza que a ópera ficará muito mais bonita com a participação delas”, finalizou.
Para o diretor da Diretoria de Reinserção Social (DRS), Belchior Machado, fazer parte do projeto “Sons da liberdade” é a oportunidade da reiserção através da arte. “O projeto Sons da Liberdade ele resignifica a existência das pessoas que fazem parte dele. O projeto incita que através da arte as pessoas busquem e encontrem seus talentos, seus valores e consigam se reinserir socialmente”, afirmou Belchior.
SERVIÇO
O Teatro da Paz está comportando 85% de sua capacidade. Dos 650 ingressos disponíveis, são disponibilizados 30% pelo site ticketfacil.com.br . O valor do ingresso está variando de R$ 10 a R$ 50 reais, sendo permitida a meia entrada para estudantes e cota de gratuidade para idosos e pessoas com deficiência.
Para assistir ao espetáculo, é necessário cumprir algumas normas, como o uso obrigatório de máscara e apresentar a carteira de vacinação, com pelo menos uma dose, ou o exame PCR realizado até 72 horas antes do dia da apresentação, que será nos dias 25,27 e 29/09, às 20h no Teatro da Paz.
Por Seap
Foto: Seap