A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Assessoria de Projetos (DRS/SEAP/PA), atuou com alguns custodiados na limpeza e conservação ambiental nos cemitérios Girassol e São Sebastião, em Ananindeua. O trabalho começou no dia 26 de outubro e seguiu até o sábado (30).
As ações extramuros em cemitérios do município de Ananindeua têm como objetivo demonstrar as boas práticas de trabalho prisional, além de buscar possibilidades de trabalho que resultem em formalização de convênio para oportunizar postos de emprego aos internos participantes, com geração de renda aos mesmos e receitas ao Fundo de Trabalho Penitenciário (FTP).
Gerson Santos, assessor de projetos da Diretoria de Reinserção Social (DRS), diz que o trabalho foi uma parceria entre a Seap com a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT) que solicitou a ação. “Foi feita toda recuperação do ambiente, deixando o cemitério acessível para todos os visitantes. Além disso, os internos também trabalharam na recuperação da capela do cemitério de São Sebastião, envolvendo a pintura e reboco do local”, expõe.
O assessor ainda ressalta que a ação conjunta entre os 25 internos do CRC e as centrais de triagem da Cremação, Cidade Nova, Marambaia e o Centro de Recaptura de Condenados de São Brás (CRCO), que disponibilizaram uma equipe de policiais penais para a vigilância aproximada e para a supervisão técnica do trabalho prisional, demonstram a importancia da integração entre as unidades prisionais.
“Do ponto de vista da reinserção social, essa é mais uma ação de importância que demonstra as boas práticas realizadas pela Seap, dentro do município de Ananindeua, objetivando, também, buscar uma formalização de parcerias para resultar em oportunidades de vagas de trabalho para as pessoas privadas de liberdade”, concluiu.
Por Seap
Foto: Seap