A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), por meio da DRS (Diretoria de Reinserção Social), em parceira com a Associação Polo Produtivo Pará – Projeto Fábrica Esperança ofereceu o curso profissionalizante de marcenaria para pré-egressos (internos do semi-aberto) na CPASI (Colônia Penal Agrícola de Santa Isabel). O objetivo do curso foi capacitar os pré-egressos no planejamento e fabricação de móveis planejados, mas também com aulas sobre Ética e Valores Humanos.
Na manhã de sexta-feira (14) ocorreu a certificação, na CPSASI. O curso teve a participação de 19 pré-egressos e de um servidor, Edir Marcos de Oliveira. A carga horária foi de de 100 horas, desde o dia 13 de dezembro de 2021 e foi concluído no dia 11 passado. Um parafusador industrial foi doado para a marcenaria, pela empresa que ministrou o curso de marcenaria.
A Seap faz esse importante trabalho de ressocializar e incluir socialmente os pré-egressos, pois através do curso fica evidente o interesse dos internos pela empregabilidade, nasce a percepção de oportunidades de trabalho na fabricação de móveis sob medida e empreendedorismo, como também alguns custodiados são observados pelo interesse em começar seu próprio negócio.
Os integrantes do curso já possuíam conhecimento básico de marcenaria. Foi possível no curso, o aprendizado de valores sociais, como ética; cidadania; empreendedorismo, relacionamentos interpessoais, além de conhecimentos mais específicos como organização e direção de oficinas; segurança no trabalho no serviço de marcenaria; tipos de madeira; processos de fabricação; sistemas de medidas; plano de corte e montagem.
Por Seap
Foto: Seap