Na manhã da quinta-feira (18), a Vara de Execuções Penais (VEP) de Belém, localizada dentro do Fórum Criminal da capital, inaugurou, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), um espaço para exposição de produtos desenvolvidos pelos internos do sistema carcerário paraense, com o intuito de dar visibilidade a esses trabalhos e mostrar que os projetos de ressocialização implantados no cárcere podem ser decisivos para a efetiva mudança de vida dessas pessoas.
De acordo com o juiz da VEP, Deomar Barroso, a ideia é mostrar o trabalho dos internos e valorizar os projetos de educação e ressocialização desenvolvidos dentro do cárcere. “Toda a equipe da SEAP está de parabéns por esses projetos. A partir de agora, os advogados que vierem até aqui vão poder ver esses produtos e adquirir, caso seja de interesse. E nós também vamos fazer exposições no Fórum Cível e Criminal, para ampliar o potencial de venda”, acrescentou.
O secretário da SEAP em exercício, Antônio Sirotheau, e o secretário adjunto, Arthur Moraes, prestigiaram a inauguração, assim como diretores e gestores da SEAP. A interna Ellen Cordeiro, de 22 anos, representou, no evento, as integrantes da Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe), formada exclusivamente por internas do Centro de Reeducação Feminino (CRF), de Ananindeua. Os produtos da Coostafe também fazem parte da exposição.
Já o interno Gilson Rodrigues, de 46 anos, representou o trabalho desenvolvido pelos internos voltados para a marcenaria dentro do Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), também em Ananindeua. A gerente acadêmica da Faculdade Estácio, Alana Lins, destacou a importância da parceria da instituição com a SEAP, que tem promovido cursos de capacitação e de educação formal para os internos do sistema carcerário do Pará.
O juiz José Goudinho Soares, o juiz titular da 3ª Vara da Infância e da Juventude, Vanderlei de Oliveira Silva, e o desembargador José Roberto Maia também prestigiaram a ação.
Por Seap
Foto: Seap